quinta-feira, 18 de março de 2010

Trilha sonora?


Procure por uma definição sucinta para o termo Trilha sonora e, certamente, muitas possibilidades se apresentarão, talvez bem diferentes entre si mas nunca opostas. Todas as possibilidades se convergem e apontam para uma só direção. Nas justificativas dadas sobre a temática frequentemente músicas, imagens e grandes lançamentos estão presentes. É típico caso de algo bem conhecido mas que nem todos são capazes de explicar em síntese do que se trata.

A forma que o termo surgiu gera discussões. A história que têm mais adesões dá conta que a designação Trilha sonora surgiu das películas cinematográficas, que em sua parte lateral, fora da parte de projeção, possuía uma faixa esbranquiçada que carregava consigo todas as gravações de sons da obra. Ali estavam a sonorização do filme e também as vozes das personagens.

Estória e histórias à parte, a utilização de sons e música como elemento ou recurso para amparar uma narrativa - que pode ser exibida nos mais diferentes suportes, como: cinema, propaganda, telenovela, entre outros instrumentos de comunicação - é o que aqui denominaremos como Trilha sonora.


Elemento de valor inquestionável nas telenovelas, o que se ouve nessas tramas também será abordado neste espaço.

3 comentários:

  1. O texto está um pouco confuso. Vale colocar ao menos uma definição de trilha sonora, com a fonte.

    Não entendi o parágrafo: Músicas, imagens e grandes lançamentos estão presentes em boa parte das justificativas sobre o assunto.

    Também não entendi: Entretanto, uma história se faz mais elucidativa, e essa dá conta que a designação trilha sonora surgiu das películas cinematográficas...

    E se vc define trilha sonora como "utilização de sons e música como elemento ou recurso para compor uma narrativa", isto já existia muito antes do cinema, na ópera, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, evite interrogação no título.

    ResponderExcluir