sexta-feira, 9 de abril de 2010

Trilhas sonoras no Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada em 1927 por Louis B. Mayer - russo por natureza mas norte-americano de coração -, a entidade é responsável pela entrega do mais famoso prêmio de cinema que conhecemos, o Oscar - cujo nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia -, e teve sua primeira edição no ano de 1929.

Desde sua aparição até os tempos atuais "a estatueta", símbolo da premiação Oscar, adquiriu grande prestígio em seu meio. Atores, atrizes, diretores, cineastas, roteiro, fotografia, melhor filme e música são alguns dos exemplos de categorias avaliadas por um colégio de mais de 5.800 membros volantes da academia.

Os prêmios de Trilha sonora foram incorporados à cerimônia 1935, recompensando as melhores produções do ano anterior, como é feito até hoje. O primeiro vencedor foi Louis Silvers pelo filme "Uma Noite de Amor" e desde então o gênero passou a ser um dos pontos altos das noites de festas que o Oscar promove em Hollywood.

Além do prêmio Trilha sonora alguns outros atifícios de som que o cinema utiliza também são contemplados e entram em julgamento pela acadêmia. Exemplos disso são: Edição de som, Mixagem de som e canção original.

A evolução do som e a importância que as músicas têm no panorama cinematográfico hoje não podem ser questionadas, o Oscar e suas premiações são evidencias para essa constatação.

Um comentário:

  1. Trilha sonora ou Trilha Sonora?

    Padronizar a fonte.

    artifícios!

    Ou você coloca todos os prêmios em caixa alta ou nenhum.

    ResponderExcluir